Act News

The Act S01E07 "Bonnie & Clyde" - Review


Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do sétimo episódio, S01E07 – "Bonnie & Clyde", da primeira temporada de The Act.

"Gypsy está animada para recomeçar com Nick em Wisconsin, mas a nova vida deles não combina nada com o 'felizes para sempre' que ela imaginou e sua ansiedade piora quando as transgressões passadas começam a aparecer." ​​Esse é a sinopse que acompanha o episódio desta semana de The Act, é definitivamente uma maneira de descrevê-lo. "A nova vida deles não combina com o 'felizes para sempre'", é um resumo tecnicamente preciso do meio dia que passaram em Big Bend antes de serem presos. "Sua ansiedade piora quando transgressões passadas começam a aparecer", chega a correspondência com a faca do Ato dentro. Gypsy e Nick estão escondidos em um armário, enquanto uma equipe fortemente armada da SWAT circunda a casa.

"Nós vamos casar e ficar juntos para sempre, assim como Bonnie e Clyde", o episódio desta semana de The Act é menos enervante do que o habitual. Mas não é menos sombrio. A escuridão agora, porém, vem na forma de uma espécie de humor negro - o tipo Coen Brothers, onde o plano mestre do criminoso se desfaz, porque o criminoso é venal, estúpido ou ambos.

Completando Arquette, Juliette Lewis faz uma aparição surpresa como a mãe de Nick, uma alcoólatra em recuperação, cujo veredito inicial sobre Gypsy é: "Você arrumou uma tagarela, hein, Nick?" exterior áspero - ou seu interior áspero, nesse caso, para enganar você, no entanto. Uma vez que a polícia aparece, fica muito claro que ela se preocupa com seu problemático filho deficiente mental, e não da forma que Dee Dee "se importava" com Gypsy. Seus armários de comida podem estar vazios e toda a casa pode cheirar como um maço de Marlboro, mas a mãe de Nick queria que ele tivesse uma vida o mais normal possível, e fez o que pôde para fazer que isso acontecesse. "Eu pensei que quando Nick conseguiu o emprego na pizzaria as coisas estavam realmente mudando para ele", diz ela na delegacia após a prisão, uma linha que é ao mesmo tempo cômica e silenciosamente esmagadora.

É choque cultural, tanto quanto qualquer outra coisa que torna o breve tempo de Nick e Gypsy tão tumultuado. Gypsy não pode acreditar no castelo de conto de fadas para a qual ela foi levada, é tão bagunçado e desalinhado, não há comida na geladeira ou remédios nos armários. Nick não está acostumado a mentir e roubar o tempo todo do jeito que Gypsy foi criada para ser, e ele não está tão habituado a cuidar de ninguém além de si mesmo - que, devido aos seus recursos mentais e emocionais limitados, ele mal consegue fazer uma lista de tarefas para lembrar a si mesmo como tratar a hóspede como um namorado trata uma namorada. O fato de ele ter feito essa lista é, novamente, muito engraçado e profundamente triste.

E por aí vai. Gypsy quer postar uma mensagem no Facebook das Blanchard que indicara que Dee Dee está morta - tanto para dar a mãe a dignidade de um enterro, quanto na esperança de que eles pudessem retornar a Springfield e reocupar a casa - Nick sugere "Dee Dee precisa de ajuda!" como seu primeiro rascunho e "Dee Dee está morta!" como seu segundo. É tóxico, ostensivamente o romance inocente do casal, cujas conversas contêm a mistura de palavrões, violência sexualizada e personagens imaginários da mente de Gypsy e Nick ajudaram a capturar a imaginação do público quando a história se estendeu. No entanto, apesar de toda sua censura a Nick por sua incapacidade de pensar sobre as coisas, ela é a única que não pensa ao publicar essas mensagens sem desligar o recurso de localização primeiro, levando diretamente à sua captura.

Daí pra frente, o desastre vai ladeira abaixo. Em outro ponto da noite, Gypsy e Nick precisam esconder a arma do crime que eles enviaram para si mesmos, enquanto a comida esfria. Um tom macabro continua até a prisão e o interrogatório do casal. Entrevistado por um detetive interpretado pelo ator e diretor Adam Arkin, que cega a visão que temos de um policial hollywoodiano, "Sua mãe está morta, tudo bem. Sua mãe faleceu, tudo bem. Ela está morta, tudo bem.", Gypsy nega todo o envolvimento, apesar de ter prometido a Nick que ambos apenas diriam a verdade, já que não fizeram nada de errado. Sua principal preocupação é sair da prisão a tempo de pegar o novo filme de Star Wars no fim de semana de estreia.

Gypsy está num dos únicos pontos que fazem o telespectador ter desprezo por ela e isso não é surpresa, The Act nunca se propôs a mostrar inocentes. Há lados que podemos compreender em Dee Dee depois da relação doentia com sua mãe e há - obviamente mais - lados que podemos compreender de Gypsy.

A mente de Nick está aparentemente desligada. De acordo com sua mãe, ele tem "a mente de um jovem de 15 ou 16 anos". Ele ri em momentos inapropriados, hesita em questionar o seu registro de prisão. "Então você não estava se masturbando enquanto assistia pornô online em um McDonald's durante nove horas?", "Não foi bem assim", e se incriminou por assassinato com mais confiança do que juramento de fanático de time de futebol.

Um dos mecanismos mais efetivos do episódio para extrair o patético da situação é contrastar as 18 horas de liberdade de Nick e Gypsy com as esperanças e medos dos antigos vizinhos e amigos das Blanchard. Enquanto a amiga de Gypsy, Lacey, e sua mãe Mel descobrem os posts no Facebook, chamam a polícia, visitam a casa, esperam no meio da multidão, vigiam à luz de velas e se preocupam com Gypsy - primeiro se ela está viva e bem, então se ela será capaz de fazer isso sem os cuidados de sua mãe - Bonnie e Clyde estão brincando com a pior fuga e encobrimento do mundo. É como uma comparação de "antes e depois" sobre pessoas que percebem que foram enganadas.

Porque isso é o coração de tudo, certo? Pessoas que mentiram e foram enganadas, no caso de Gypsy, durante toda a sua vida, observando aquelas mentiras alcançando-as. O episódio termina com uma montagem que usa edição desordenada para atrair nossa atenção. Uma cena do rosto de Dee Dee aparece do nada mostrando seu cadáver no necrotério enquanto Gypsy e Nick são presos. Mel e Lacey assistem a surpreendente e memorável coletiva de imprensa em que o xerife local diz: "Quero dizer que as coisas nem sempre são como parecem", como se estivesse escrevendo um texto descritivo para um programa popular e não informando a comunidade sobre o progresso de uma investigação de assassinato. Mais tarde, elas veem Gypsy - caminhando - no tribunal por sua acusação. "Filha da puta", murmura Mel, pouco antes de Gypsy descobrir que está enfrentando prisão perpétua ou até mesmo pena de morte.

Gypsy passou um episódio tentando ser um tipo de pessoa que age, e é um ajuste tão estranho para essa pessoa endêmica, que, depois de ser capturada, culpa Nick. Mas quando ouve a palavra "morte", Gypsy começa a chorar no tribunal. O "felizes para sempre" acabou, tudo o que resta é "o fim".

Texto escrito para The Act Brasil. Então, você percebeu algo que não está esclarecido aqui nessa review? Tem algo a acrescentar? Comente abaixo sua opinião sobre o episódio.